A segurança dos trabalhadores que interagem com circuitos elétricos energizados deve ser garantida com o uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI) e ferramentas com isolação adequada a classe de tensão de trabalho.
Em ambientes de interações com o Sistema Elétrico de Potência, julgasse necessário o controle das condições operacionais dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo – EPI e EPC, os quais devem ser rigorosamente monitorados através de ensaios elétricos, conforme previstos pela ABNT – NBRs aplicáveis a cada equipamento com suas especificidades.
Ensaios elétricos são os determinantes do comportamento de materiais isolantes e condutores, quando utilizados com o objetivo de otimizar o rendimento dos equipamentos.
Eles são a única maneira de identificar falhas de fabricação que possam comprometer a segurança elétrica de um produto no campo. Testes completos de segurança elétrica protegem contra o risco de choque elétrico, de modo que os produtos possam ser utilizados para os fins a que se destinam, com uma chance mínima de ocorrência de lesões.